A Encontroteca

A Encontroteca

A Encontroteca é o acervo virtual do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

Aqui, você tem acesso ao material audiovisual, textual e fotográfico sobre diversas manifestações culturais do Brasil e de outros países que já passaram por nossa festa na Vila de São Jorge.

Em julho de 2001, nascia o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Firmou o mastro no coração do Brasil, na Vila de São Jorge, pequena vila de ex-garimpeiros de cristal, na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Desde então, são 20 anos de encontros no mês de julho. Um evento que reacende o coração da Chapada, aquecendo nossas almas, que aqui encontram ancestralidade. Cada batida no tambor arrepia da cabeça aos pés. Dá pra ouvir de longe os maracás. Dançar a Sussa, pular a Catira, girar uma Ciranda, forrozear. 

Pés fincados no chão de terra batido. Ouvidos à escuta. São os povos remanescentes quilombolas, indígenas. São as comunidades tradicionais que vêm de todos os cantos de nosso Brasil profundo. Artistas populares que se encontram na arte de fortalecer nossas raízes culturais.

Aqui é só alegria. E reconexão: com a terra, as águas, o pulsar do coração com a música, a dança, a fé, as prosas e poesias da vida e do compartilhar. 

Tem shows, oficinas, cortejos, rodas de conversa, procissões, feira de arte popular, gastronomia regional. As mais diversas manifestações culturais. De um jeito que você nunca viu igual. 

A Encontroteca reúne o registro de todos esses anos de ricos e belos encontros. São textos, fotografias, vídeos e entrevistas escritos e gravados por diferentes pessoas que passaram pela equipe de comunicação do evento. Grandes parceiros que se uniram a nós para contar histórias.  

Compreendendo que a cultura e as manifestações populares podem ser modificadas com o passar do tempo, por mais que se registre a essência e as raízes de uma tradição popular o material disponibilizado tem formação contínua e pode ser incrementado e atualizado constantemente. Sugestões são sempre bem-vindas.

O objetivo é fazer uma documentação cultural da forma mais natural possível, na qual o processo de documentação tenha o mínimo de intervenção nas histórias, músicas, danças, cantigas, brincadeiras, orações, louvores, ritos e lendas, personagens, instrumentos, vestimentas, comidas e bebidas, modos de fazer, festas e festejos.

Uma vez mapeada e disponibilizada, acreditamos que essa documentação e divulgação das origens de cada uma das manifestações possa ajudar no fortalecimento, conhecimento e manutenção das manifestações tradicionais de nosso Brasil.

Pesquisadores, estudantes e o público geral interessados no assunto podem utilizar livremente o material da Encontroteca sob a licença Creative Commons. Para entrar em contato com nossa equipe, envie um e-mail a comunicacao@encontrodeculturas.com.br

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.