Suraras dos Tapajós
Artista popular

Suraras dos Tapajós

Em 2016, às margens do Rio Tapajós, jovens mulheres indígenas, preocupadas com a luta pela defesa dos direitos das mulheres, deram as mãos e criaram o primeiro coletivo de mulheres indígenas composto por diferentes etnias, denominado Coletivo de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós. Ao longo de sua caminhada o grupo foi tomando a frente de várias ações em prol da causa indígena sem deixar de lado sua ancestralidade e cuidado com a espiritualidade feminina, de onde vem sua maior força.


Em 2018, o grupo musical Suraras dos Tapajós surge colocando a figura feminina em evidência, mostrando que as mulheres podem ocupar todos os espaços, inclusive no carimbó, ritmo tradicionalmente executado por homens. O grupo de carimbó tornou-se mais uma valiosa ferramenta de voz e alcançando espaços que talvez fossem mais difíceis de acessar, senão por meio da música, para passar a mensagem dos povos da floresta, de artistas paraenses consagrados, também de apresentar músicas autorais, além de composições em Nhengatu – língua geral falada pelos povos do Baixo Tapajós.

Suraras do Tapajós é o primeiro conjunto de carimbó do Brasil composto somente por mulheres indígenas. Em 2021, as Suraras do Tapajós lançaram o seu álbum de estreia, Kiribasawa Yúri Yí-itá – A Força que vem das Águas, projeto que traz as suas vivências e a musicalidade da floresta. 




As Suraras dos Tapajós já se apresentaram em festivais como a Virada Cultural SP, Virada Cultural Amazônia de Pé, Se Rasgum, Coala Festival e fizeram um show virtual no Rock in Rio criado especialmente para a NAVE. Na execução dos shows, o grupo se caracteriza com grandes e coloridas saias artesanais, que se desdobram no ar enquanto giram durante a dança; usam seus tradicionais cocares de penas indígenas, colares e maracas feitos de cuia, junto a pintura corporal, e dessa forma carregam em seus visuais diversos símbolos de identidade, mantendo viva sua cultura indígena.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.