Rosangela Silvestre
Artista popular

Rosangela Silvestre

Coreógrafa, instrutora, dançarina e criadora da Técnica Silvestre, Rosangela é natural de Salvador/BA, graduada em Dança e pós-graduada em Coreografia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A bailarina pesquisou dança e música no Brasil, Índia, Egito, Senegal e Cuba adquirindo formação em diversas técnicas tais como: Martha Graham, Limón, Horton, Barra ao solo, Ballet Clássico, Técnica Dunham e introduziu-se a experimentações em diversas expressões de dança contemporânea, folclórica e danças tradicionais de África e outros continentes. Seus instrutores incluem Raimundo Bispo dos Santos (Mestre King), Mercedes Baptista, Clyde Morgan, Carlos Moraes, Nelma Seixas, entre outros, a começar no final de 1970. 

Desde 1981, Silvestre começou a viajar dentro e fora do Brasil para ensinar, treinar bailarinos e ministrar palestras. Participou de seminários e residências em diversas universidades e festivais de dança, coreografou inúmeras peças de dança e atualmente é a coreógrafa de Viver Brasil Dance Company, dirigida por Linda Yudin e Luiz Badaró. 

Rosangela apresentou e desenvolveu trabalhos na Colorado College Dança Festival; New Orleans Festival de Dança; e no acampamento de dança Califórnia Brasil. Coreografou peças para o Balé Folclórico da Bahia e Odunde - bem como para Cleo Parker Robinson Dance Company, Ballet Hispanico Repertory Company, American Academy of Ballet, Raízes do Brasil, Dance Brasil, Viver Brasil, Muntu Dance Theater ea Kimbrough Companhia de Dança Kendra.

Cena é uma palavra que Rosangela não gosta, assim como performance. Para ela a dança é mais do que uma atividade de palco. É a verdade e a mensagem da vida. Uma mensagem que deve ser entendida com todas as sutilezas que carrega. 

 Rosangela é acompanhada de dois percussionistas, Alysson Bruno dos Santos Souza e Renato Pereira da Silva.




   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.