Compositora, violeira, sanfoneira, arte educadora e cantora goiana, Paula de Paula traz na personalidade de suas canções a forte influência da música caipira mesclada com o pulsar de ritmos brasileiros como o xote, maracatu, baião, bumba-meu-boi, e também influências do folk, country, blues, bolero e ritmos latinos, expressando um estilo diverso de composições através da viola caipira.
Como cantora e compositora já lançou três discos, AveEva (2018) , Erotori (2019), e seu primeiro disco solo infantil Meninada Encantada (2021). Em todos os álbuns a artista interpreta viola caipira em diferentes estéticas e linguagens.
Paula de Paula também é criadora e colaboradora da página @violeirasdobrasil no Instagram, e integrante do movimento Violeiras do Brasil. O Movimento tem como missão a valorização das violeiras brasileiras, o reconhecimento, divulgação e circulação dos seus trabalhos musicais.
Neste show, está lançando o disco Violeira, que traz uma diversidade de canções compostas a partir do seu amor pela música caipira. São dez faixas autorais que contemplam ritmos do universo sertanejo como a guarânia, chamamé, batuque, catira, cururu, com as violas à frente e à vista.
O disco conta com a participação
das violeiras Letícia Leal, Marina
Ebeck, Vitória da Viola e Sol Bueno,
bem como das musicistas e
músicos Flávia Carolina, Chrystiane
Pereira, Pedro Vaz, Eduardo Veiga e
Célio Lopes. O nome "Violeira" foi
escolhido para marcar esse lugar de
fala enquanto mulher tocadora de
viola, bem como para evidenciar a
estética caipira deste trabalho.