Mariana Aydar
Artista popular

Mariana Aydar

Com cinco discos e um documentário lançados e prestes a completar 15 anos de carreira, a cantora e compositora paulistana Mariana Aydar amplia sua atuação para novos territórios além dos palcos e do cinema. Depois de inaugurar sua produtora de trilhas sonoras Brisa, em 2016, a cantora lançou uma collab com uma marca de óculos escuros e seu bloco "Forrozin" no carnaval de rua de São Paulo. 

O forró é a influência musical mais marcante no som de Mariana, que alia sofisticação e contemporaneidade e carrega raízes na canção, na música nordestina e no samba. O ritmo é também muito importante no caminho da artista, que teve a benção de todos os grandes sambistas, começando pela madrinha Leci Brandão, passando por Alcione, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. 

Para valorizar e espalhar a música nordestina, a cantora criou o bloco "Forrozin", que fez um debut inesquecível em 2018 no carnaval de São Paulo, onde Mariana recebeu Gilberto Gil, Mestrinho e as cantoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. Em 2019 não foi diferente, em sua segunda edição Mariana levou milhares de pessoas pra dançar e cantar no centro da cidade. 

A paixão pela cultura do nordeste também pautou sua estreia como diretora de cinema no filme "Dominguinhos", em 2014. Com toda proximidade e amizade cultivada com "Seu Domingo", o Dominguinhos, dirigiu com Joaquim Castro e Dudu Nazarian, um documentário sobre o músico que chegou a concorrer a "Melhor Documentário" em grandes festivais como o "Bacifi", na Argentina; "É tudo Verdade", no Brasil, e "54th Krakow Film Festival", na Croácia. 

A mesma conexão com a região do país inspirou o lançamento da coleção cápsula de óculos "Chamego Urbano", que conta com quatro modelos exclusivos produzidos à mão com matéria-prima sustentável em parceria com a marca Notiluca. 

Paralelamente a todos seus projetos e atuações, na produtora que leva o nome de sua filha, Mariana cria trilhas sonoras originais e inovadoras para TV, publicidade, cinema e internet ao lado da empresária Heloisa Aidar e do produtor musical Marcio Arantes. 

A discografia de Mariana Aydar conta com os álbuns "Kavita 1" (2006), produzido por Bid e Duani; "Peixes Pássaros Pessoas" (2009), que marca sua estreia como compositora em 13 músicas inéditas, que incluem faixas de compositores de sua geração, com produção de Kassin e Duani; "Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo" (2011), com produção do maestro Letieres Leite (Orkestra Rumpilezz) e seu fiel parceiro Duani, e "Pedaço Duma Asa" (2015), um projeto especial com o artista plástico Nuno Ramos e um documentário musical do mesmo, lançado em 2016. 

Agora em  2019, Mariana Aydar  lança o projeto Veia Nordestina, que será revelado em 4 fases ao longo do ano, com quatro Eps, cada um com três músicas inéditas que formam o álbum físico em outubro. 

Veia Nordestina inclui um minidocumentário que será exibido em 4 episódios com os temas A Chegada do Forró em São Paulo, Mulheres no Forró, A Nova Dança do Novo Forró e A Relação entre os Antigos e Novos Compositores, sob a direção de Dellani Lima e Joaquim Castro. 

Com o patrocínio do projeto Natura Musical, Veia Nordestina vem para afirmar o lugar do forró na vida de Mariana. 



   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.