Compositora e cantora, Maria Tereza Gomes, artisticamente conhecida como Geovana, nasceu no Morro da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, em 1948, filha de um pai senegalês e de uma mãe mineira.
A sambista participou de importantes passagens e movimentos da música popular brasileira e conviveu com figuras fundamentais da cultura popular do Brasil, como Pixinguinha, Elis Regina, Silas de Oliveira e João da Baiana.
Iniciou sua trajetória artística no final da década de 1960 e despontou em 1971, na Bienal da Música de São Paulo, sendo uma das compositoras vencedoras com o samba Pisa nesse chão com força.
Quatro anos mais tarde, em 1975, lançou seu primeiro disco solo Quem tem carinho me leva, que lhe rendeu o rótulo que a marcaria por toda carreira: a Deusa Negra do Samba-Rock.
Com mais de 300 composições, Geovana já foi gravada por nomes como Clara Nunes, Martinho da Vila e grupo Fundo de Quintal e é autora de clássicos do cancioneiro como Irene e Beijo Sabor Cereja.
Em 2020, a compositora prepara seu terceiro trabalho solo, Brilha Sol, que marca seu retorno após mais de 30 anos depois do seu último disco. Produzido pelo Coletivo Sindicato do Samba, o álbum apresenta músicas inéditas e participações especiais de nomes como Fabiana Cozza, Curumin e Thaide.