Curumin
Artista popular

Curumin

Curumin, nome artístico de Luciano Nakata Albuquerque (São Paulo, 28 de julho de 1976), é um cantor e instrumentista brasileiro descendente de japoneses e espanhóis, cujo estilo incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba. Seu primeiro álbum, Achados e Perdidos, foi lançado em 20 de setembro de 2005 sob o rótulo Quannum Projects.

Em 2017, seu álbum Boca foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa.Suas composições estão centradas em ritmos dançantes e têm influência direta de Elza Soares, Jorge Benjor, Mutantes, Manu Chao e Stevie Wonder. Este tem relação direta com a maneira que Curumin desenvolve seu estilo de cantar.

A temática de suas letras é essencialmente urbana, sendo a questão do cotidiano na cidade abordada de diversas formas, mas sempre de maneira descontraída. Como a alegria em andar de bicicleta, em Magrela Fever (2008), ou Compacto (2008), que aborda sua paixão por discos compactos de 45 rotações.

Curumin é considerado pela crítica musical um dos principais representantes da nova geração de compositores da cidade de São Paulo, da década de 2000, ao lado de Romulo Fróes, Céu, Leo Cavalcanti, Kiko Dinucci e Tulipa Ruiz.


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.