Boi de Reis
Cultura tradicional

Boi de Reis

Boi de Reis (ou Boi de Janeiro, Bumba-Meu-Boi etc.) é um dos mais típicos folguedos populares e, em alguns casos, participa do Reisado. A variação de nomes decorre das peculiaridades regionais e depende também da variação de elementos que figuram nas apresentações. Sua origem é portuguesa. Em síntese, é uma apresentação da captura (roubo), morte e ressurreição do Boi. Esta é uma manifestação típica de comunidades do Vale do Rio São Francisco e do Jequitinhonha. 

O FESTIVAL DE BOI DE REIS DE SÃO FRANCISCO 

O Festival de Boi de Reis começa todos os anos no dia 1º de janeiro. Nesta data, todos os grupos levam os bois para serem expostos na praça principal da cidade, centenária. Durante a exposição, acontece o tradicional jogo de saias. Neste primeiro dia, os Bois não saem na rua, somente ficam expostos para que sejam apreciados. A partir do segundo dia, os grupos se reúnem para sair em cortejo pelas ruas das cidades em que a manifestação é preservada.


Com a chegada de toda a equipe - tocadores, cantores, catirinas, vaqueiros, dançadores do boi, mulinha de ouro, bicho tamanduá e demais personagens -, saem cantando pelas ruas da cidade.

Os vaqueiros, homens fantasiados e na maioria das vezes mascarados, vão na frente, perguntando aos moradores quem quer comprar o boi. Quando o morador compra o boi, param então em frente à residência e apresentam o espetáculo. Recebem o pagamento e saem cantando novamente.

Isso se repete várias vezes durante a noite, no período de cinco dias, até o confronto final, quando todos se reúnem na praça principal e, diante de uma plateia gigantesca e uma bancada de jurados, os bois se apresentam um a um, e os jurados decidem o campeão do ano.

REFERÊNCIAS 

DA ROCHA, Gisele Lourençato Faleiros; GUIMARÃES, Helenise Monteiro. Entre sons e imagens: saberes e práticas coletivas dos Reis de Boi. 
http://www.eavaam.com.br/anais/anais/2016/16.pdf


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.