Em Cariacica o Congo é tão forte que conta com a Associação de Bandas de Congo de Cariacica, que reúne nove grupos dos bairros Roda D’Água, Boa Vista e Piranema.
Em 2014, o congo foi oficializado pelo Governo do Estado como o primeiro Patrimônio Imaterial do Espírito Santo. Fato que reforçou a responsabilidade do Estado para com os grupos de congo e possibilitou a união de representantes de seis grupos de congo do município de Cariacica para apresentações interestaduais.
O ritmo é considerado elemento essencial na cultura de Cariacica, que tem no Carnaval de Congo de Roda D’Água uma das festas capixabas mais tradicionais.
AS FESTAS DE CONGO
As festas de Congo, conhecidas também como Congada, Congado, Cacumbi, Ticumbi, Baile de Congo, dentre várias outras nomenclaturas, são festas consideradas tipicamente representativas da cultura afro-brasileira, que celebram e reinterpretam no território nacional a coroação de reis negros de antigos reinos da África Ocidental.
O congo no Espírito Santo tem na miscigenação das matrizes étnicas brasileiras uma característica que configura o congo capixaba de modo singular. Para muitos pesquisadores, os elementos negros estariam presentes nos tambores e nas danças; a herança indígena está na casaca, instrumento musical que não é identificado nos congos das demais regiões do Brasil; e a herança européia, refletida na prática religiosa do catolicismo, com a devoção aos santos negros.
A forte presença da religiosidade no congo capixaba é explicada por uma lenda que narra a história de um navio negreiro, que ao trazer escravos ao Brasil naufragou na região de Nova Almeida, no Espírito Santo. Muitos escravizados conseguiram se salvar ao agarrarem-se ao mastro do navio, orando a São Benedito. Assim, originaram-se as chamadas “fincadas de mastro”, em homenagem ao santo.
CARNAVAL DE CONGO DE RODA D'ÁGUA
O Carnaval de Congo de Máscaras é uma festa que, segundo moradores da região relatam, ocorre há mais de um século. Considerada a mais tradicional do município de Cariacica, o Carnaval homenageia Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, ao som de tambores, casacas e cantos de fé. A festa, que segue o calendário católico, acontece oito dias após a Páscoa e já chegou a reunir mais de 30 mil pessoas. Exemplo de toada de Congo:
“Iaiá você vai à Penha,
me leva ô, me leva
Eu vou tomar capricho
Meu bem vou trabalhar
Eu tenho uma promessa a pagar
Essa promessa
Que eu tenho a pagar
É pra Santa padroeira
Ela vai me ajudar”
REFERÊNCIAS
QUINTINO, Isabel Cristina de Araújo. O congo capixaba como patrimônio imaterial: as Festas de São Benedito na Serra e as bandas de congo. 2018. Dissertação de Mestrado.
http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/12849/isabel_quintino_araujo.pdf?sequence=1
DOS SANTOS, José Elias R. Processos organizativos, memória e identidade: Etnografia e História da Transmissão Cultural do Congo em uma Comunidade Afrobrasileira-Cariacica (ES). Anais do Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais-UFES, v. 1, n. 1, 2011.
http://www.periodicos.ufes.br/?journal=snpgcs&page=article&op=view&path[]=1475