Compositora, cantora e percussionista nascida em Pernambuco, Alessandra Leão foi uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha.
Em 2006, iniciou sua carreira solo com CD Brinquedo de Tambor. Em 2009, lança o CD Dois Cordões. Também faz parte de sua obra a trilogia de EPs Língua, composta pelos EPs Pedra de Sal (2014), Aço (2015) e Língua (2015). Entre esses discos, também lançou os CDs dos projetos Folia de Santo (2008) e Guerreiras - Trilha Sonora Original (2010). E LeãoCaçapa, duo com o músico, arranjador, compositor e produtor Caçapa; e Punhal de Prata, com Rafa Barreto, guitarrista e compositor, em um show que celebra os quatro primeiros discos de Alceu Valença, lançados nos anos de 1970.
Em 20 anos de carreira, Alessandra Leão atuou ao lado de músicos como Antônio Nóbrega, Siba, Juçara Marçal, Guilherme Kastrup, Tulipa Ruiz, Cátia de França, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Anelis Assumpção e Assucena (Bahias e Cozinha Mineira), tem parcerias com Chico César, Kiko Dinucci, Juliano Holanda e Lívia Mattos.
Em 2019, lançou o álbum Macumbas e Catimbós, que apresentou na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge em dezembro do mesmo ano.
Alessandra Leão se apresentou no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em 2017 e 2018.