Afoxé Omô Nilê Ogunjá
Cultura tradicional

Afoxé Omô Nilê Ogunjá

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá é um grupo cultural e artístico, fundado em 4 de outubro de 2004, na comunidade do Ibura, em Recife, onde está plantado o axé. A missão do grupo é “Fomentar ações que valorizem a cultura afro-brasileira com o intuito de promover políticas afirmativas, fortalecendo a identidade étnico racial por intermédio da arte do afoxé em âmbito nacional e internacional.”

“É um grito de resistência da cultura negra e uma luta através da arte pelo fim do genocídio da nossa juventude em todo o país e, principalmente, em Pernambuco (que possui elevados índices de violência)”, conta Dário Junior.

O Omô Nilê Ogunjá, significa Filhos da Casa de OgunjáO grupo acredita que, com sua música, dança e canto constrói uma história de luta e resistência da comunidade negra. Também por isso busca referências de grande força na cena nacional e internacional. Em 2011 foram batizados pelo Afoxé Filhos de Gandhy, de Salvador, em evento que gerou grande mobilização em Recife, Olinda e região metropolitana. O episódio foi registrado no documentário Ikomòjadé:


Em 2014, o grupo foi convidado a compor a programação do New Orleans Jazz & Heritage Festival, em Nova Orleans (EUA). Uma rica oportunidade de intercâmbio, sobretudo com a cena musical local, já que Nova Orleans ocupa lugar de destaque no contexto musical norte americano, com ênfase naquele que se consolidou através de artistas negros e negras.

Outras conquistas importantes da história do grupo são: o prêmio de melhor música de afoxé em concurso do Projeto Farol, em 2012; a realização do show de abertura do Carnaval Multicultural do Recife no palco principal do Marco Zero, também em 2012; a realização de shows em 2013 no Palco Cultura Popular do 23º Festival de Inverno de Garanhuns e também no 8º Festival Lula Calixto, em Arcoverde.

O Afoxé

O afoxé é um ritmo afro-brasileiro de origem yoruba. A palavra afoxé poderia ser traduzida como “a fala que faz” e tem relação com o maracatu de baque virado, ou maracatu nação. Além de ter uma profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé. Desse modo, o afoxé irradia o axé dos cânticos e das músicas de quem compõe e participa da expansão de seu som. A levada das mensagens dos integrantes do grupo se faz através do ritmo ijexá, que é característico de Oxun, patrona da música. Três instrumentos básicos fazem parte desta manifestação: o afoxé (ou agbê), os atabaques e o agogô.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.