O propósito do circo é fazer da arte um instrumento de harmonização no convívio da humanidade. “Nós somos amigos, irmãos e palhaços. De profissão, religião e ideologia. De manhã, de tarde, de noite e de dia”, afirmam os irmãos fundadores do circo, que conheceram a arte por meio de vivências com mestres da cultura popular como Zezito, Serenata, Mandioca Frita, Luciano Gonçalves, Cobra e Sensei.
Além dos irmãos saúde, o grupo é formado por Julio Cesar Macedo, Marco Aurélio, o palhaço Tapioca, e Pablo Ravi, o palhaço Espiga de Milho. A partir de pesquisas sobre brincadeiras da cultura popular, circo, artistas de rua, capoeira, teatro, música, vivências e observação, o grupo desenvolve tecnologias para realizar espetáculos repletos de mágicas, acrobacias, malabares, música e muita palhaçada.
Atualmente, o grupo desenvolve trabalhos em comunidades de todo o Brasil na área de circo e teatro de rua, oferecendo oficinas e espetáculos que contribuem para o conhecimento e reconhecimento da identidade cultural dessas comunidades.
O circo teatro Artetude realiza quatro espetáculos: "Brincadeira de Circo", "Grande Circo dos Irmãos Saúde", "Patralhões" e "Um Clawbaré" (show de variedades). O circo conta com uma estrutura montada em ônibus que possui som, picadeiro, camarim e cenário.
Com o ônibus, o grupo viaja pelo Brasil, levando a magia do circo para diversas comunidades. De acordo com integrantes do grupo, “o Circo Teatro Artetude leva alegria para diversos cantos do Brasil. Passa por lugares onde muitos têm pela primeira vez a oportunidade de assistir a um espetáculo de circo".
Apresentação de espetáculos, oficinas de perna de pau, cama elástica, malabares, rola-rola, trapézio, corda bamba, acrobacias, palhaçadas, cortejos cênicos musicais, animação de festas e confraternizações são alguns dos serviços oferecidos pelo grupo.
Saiba mais
O Grupo Laheto surgiu em 1980 como resultado de um trabalho sociocultural desenvolvido com índios e posseiros na região do Baixo A [»]
Conhecer »